Oficina Blumenau

Para você que deseja iniciar na arte de produção de cerveja artesanal ou ainda, já é cervejeiro, mas deseja conhecer um pouco sobre a mágica das cervejas belgas venha participar de mais uma Oficina Cervejeira promovida pela ACervA Catarinense.

Estilo da cerveja a ser produzida

A cerveja a ser produzida nesta Oficina é a Belgian Dubbel (BJCP: 18B), uma cerveja tipo ale, de origem belga e produzida em monastérios desde a Idade Média. É conhecida pela complexidade de seu sabor, moderadamente forte, maltosa, de coloração avermelhada profunda e aromas frutados.
Além do conteúdo teórico, serão apresentadas todas as etapas do processo de produção, a partir de uma produção real, conduzida por um cervejeiro caseiro experiente e acompanhada de perto pelos participantes do evento, possibilitando a máxima exploração dos conceitos de produção, do funcionamento dos equipamentos e compreensão de todas as etapas deste processo.

As vagas são limitadas, a fim de que todos aproveitem ao máximo esta oportunidade, desfrutando de um dia prazeroso e repleto de descobertas.

Objetivos desta Oficina

  • Apresentar um breve resumo da história da cerveja, ampliando a visão dos participantes em relação à cultura da cerveja no mundo, no Brasil e em Santa Catarina, com destaque para a cerveja artesanal;
  • Apresentar a Associação de Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina – ACervA Catarinense, seus princípios, objetivos e formas de participação;
  • Transmitir os conhecimentos teóricos e práticos necessários à elaboração de cerveja em casa, sem o emprego de equipamentos sofisticados;
  • Demonstrar a viabilidade da produção caseira, apresentando equipamentos, insumos, processo de produção e fontes de pesquisa para colaboração e troca de conhecimento sobre o tema;
  • Estimular a descoberta de novos sabores e apresentar alguns dos conceitos gerais da degustação e apreciação de cervejas artesanais e especiais.

Público-alvo

  • Cervejeiros iniciantes, mesmo sem nenhuma experiência;
  • Cervejeiros experientes, mas que buscam a compreensão da produção de um estilo de cerveja específico e/ou que desejam ampliar sua rede de contatos cervejeiros.
  • Entusiastas e apreciadores de cervejas em geral;

Local e data do evento

A Oficina Cervejeira acontecerá durante um sábado, no próximo dia 04 de Maio de 2013 na Cervejaria Bier Vila, na Vila Germânica, na rua Alberto Stein, nº 199, Blumenau, SC.

Programação do evento

08:00 Recepção e credenciamento, com café da manhã* para interação entre os participantes;
09:00 Aula teórica e brassagem all grain com cervejeiros caseiros com larga experiência em produção de cervejas artesanais, com um intervalo para o almoço*, servido no local;
17:00 Encerramento e confraternização.

* Café da manhã e almoço inclusos no valor da inscrição.

Inscrições (30 vagas)

As inscrições foram encerradas pois não há mais vagas disponíveis!

Estão inclusos no valor da inscrição:

  • Apostila;
  • Copo personalizado;
  • Certificado de participação;
  • Café da manhã e almoço.

Ao final do evento, será oferecida uma cerveja artesanal para degustação, com a mesma receita ensinada na Oficina, produzidas pelos próprios cervejeiros presentes, brindando o evento com uma profusão de sabores, sensações e muita criatividade.

E se você já produz, leve a sua!

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao nosso Diretor Regional do Vale do Itajaí, Charles Ristow, através do email: valedoitajai@acervacatarinense.com.br.

Apoiadores

Degustar uma boa cerveja é mais do que apenas ingerir uma bebida. É nisso que nós acreditamos.
O cardápio do Bier Vila tem mais de 60 rótulos de cervejas. Das internacionais às cervejarias artesanais do Vale do Itajaí, é possível fazer uma viagem trilhando as escolas cervejeiras, os mais diferentes estilos e sabores da bebida. Tudo isso acompanhado, é claro, de um cardápio com petiscos e pratos deliciosos e numa localização mais do que privilegiada: o Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC).
Estar no Bier Vila é estar sentindo o clima da Oktoberfest o ano inteiro.
A Agromalte é a fábrica de malte da Cooperativa Agrária Agroindustrial. Operando desde 1981 no distrito de Entre Rios (Guarapuava/Paraná), a indústria é a maior de seu segmento no país. Com isso, a Cooperativa detém um market share de cerca de 20% no mercado brasileiro de malte.