I Concurso Regionalizado de Cervejas Caseiras do Oeste Catarinense

I Concurso  Regionalizado de Cervejas Caseiras do Oeste Catarinense

EDITAL NA ÍNTEGRA EM PDF: I Concurso Regionalizado de Cervejas Caseiras da ACervA Catarinense – Oeste – Regulamento – Versão 0.33

                 SOBRE O CONCURSO

O principal objetivo do CONCURSO REGIONALIZADO é promover e incentivar a produção de cervejas caseiras por meio da valorização da produção artesanal entre os sócios da ACervA Catarinense, além de:

  1. reconhecer os cervejeiros caseiros de destaque que tenham a sua cerveja caseira classificada entre as finalistas;
  2. estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros caseiros a partir da análise criteriosa das amostras das cervejas inscritas no CONCURSO REGIONALIZADO e do fornecimento das fichas de avaliação preenchidas pelos membros da Comissão Avaliadora;
  3. possibilitar a formação e o aperfeiçoamento de juízes de cerveja em Santa Catarina por meio do aprendizado contínuo, da troca de experiências entre os juízes e com a designação dos pontos de experiência utilizados pelo BJCP para promoção dos juízes membros (ou aspirantes) do BJCP;
  4. aprimorar a capacidade técnica e organizacional de sócios da ACervA Catarinense na realização de concursos desta natureza;
  5. promover a confraternização entre cervejeiros caseiros de Santa Catarina na ocasião da divulgação dos resultados do CONCURSO REGIONALIZADO;
  6. estabelecer um modelo de Concurso Regionalizado de Cervejas Caseiras da ACervA Catarinense no calendário anual da associação;
  7. divulgar e fortalecer a ACervA Catarinense em âmbito regional.

2                 SOBRE AS DATAS DO CONCURSO

              O cronograma do CONCURSO respeitará as seguintes datas:

06/07/2016               Lançamento do  I Concurso Regionalizado, divulgação do cronograma e publicação do regulamento

07/07/2016               Início do prazo para as inscrições

17/07/2016               Início do prazo para recepção das amostras

27/07/2016               Término do prazo para as inscrições

28/07/2016               Término do prazo para recepção das amostras

28/07/2016               Início da triagem e codificação das amostras

04/08/2016               Término da triagem e codificação das amostras

06/08/2016               Avaliação das amostras

06/08/2016               Divulgação dos finalistas e início do envio das súmulas

06/08/2016               Divulgação dos resultados

3                 SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR

Serão aceitas inscrições neste CONCURSO REGIONALIZADO os estilos de cerveja do Guia de Diretrizes de Estilos do BJCP, versão 2008, conforme detalhado em SOBRE OS ESTILOS.

Para os estilos de cerveja poderão se inscrever:

–       Cervejeiros caseiros individuais sócios da ACervA Catarinense das regionais OESTE, MEIO OESTE e EXTREMO OESTE em dia com as suas obrigações estatutárias.

.2        Grupos de cervejeiros caseiros constituídos de um cervejeiro caseiro responsável e um ou mais cervejeiros caseiros auxiliares.

1.2.3        No caso de inscrição como grupo de cervejeiros caseiros, pelo menos um dos integrantes do grupo deve ser sócio da ACervA Catarinense em dia com as suas atribuições estatutárias.

1.2.4        O cervejeiro caseiro denominado responsável é o integrante do grupo responsável pela inscrição e é o único membro que será contatado pela Comissão Organizadora, caso se faça necessário..

1.2.5        Os cervejeiros caseiros que estiverem inscritos em um grupo de cervejeiros caseiros não poderão participar individualmente na mesma categoria.

4                 SOBRE OS ESTILOS

Este concurso é sancionado pelo Programa de Concursos do AHA/BJCP e segue as Diretrizes de Estilo, procedimentos e regras sugeridos por este programa (www.bjcp.org).

Serão aceitas inscrições neste CONCURSO REGIONALIZADOS 3 (três) categorias de cerveja 12B Robust Porter, 14B American IPA e 18A Belgian Blond Aledo Guia de Diretrizes de Estilos do BJCP, versão 2008.

5                 SOBRE AS INSCRIÇÕES

Cada participante, individual ou grupo, poderá realizar apenas 1 (uma) inscrição por categoria. Caso mais de uma inscrição seja realizada na mesma categoria prevalecerá a mais recente.

Por se tratar de um CONCURSO REGIONALIZADO para cervejeiros caseiros respeitando os objetivos apresentados neste regulamento, as amostras inscritas no CONCURSO REGIONALIZADO não poderão ter sido produzidas por empresa/cervejaria estabelecida.

O produtor caseiro inscrito no CONCURSO REGIONALIZADO não poderá possuir empresa estabelecida ou negócio de comercialização de suas cervejas.

          O processo de inscrição consiste em 6 (seis) etapas:

ETAPA 1:    criação de um usuário através do preenchimento do formulário de inscrição na página do evento disponível através do seguinte endereço: http://www.acervacatarinense.com.br/concursoregional;

ETAPA 2:    inclusão das informações da(s) amostra(s) inscrita(s);

ETAPA 3:    pagamento da taxa de inscrição;

ETAPA 4:    impressão da Ficha de Identificação de Amostra (com código de barras) após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição;

ETAPA 5:    envio das amostras de cerveja conforme definido neste regulamento;

ETAPA 6:    verificação do recebimento da(s) amostra(s) através do sistema online de registro e gerenciamento de amostras e inscrições.

Importante:    não serão enviados e-mails aos inscritos para confirmar o pagamento e/ou o recebimento da(s) amostra(s). Todas estas informações estarão disponíveis através do sistema de inscrição. A atualização destas informações pode levar alguns dias. Evite entrar em contato com a organização do concurso solicitando informações que serão disponibilizadas pelo sistema. Cada e-mail que precisa ser respondido para UM inscrito equivale a menos tempo disponível para tarefas que beneficiam TODOS os inscritos.

A amostra somente será considerada inscrita após o responsável pela inscrição completar todas as etapas descritas acima.

Caso a Comissão Organizadora julgue necessário, as amostras poderão ser desclassificadas do certame em qualquer etapa do processo de inscrição, independente de confirmações enviadas anteriormente, por qualquer que seja o meio (escrito, verbal, eletrônico, dentre outros).

          O valor da taxa de inscrição é:

        R$ 20,00 (vinte reais) para a primeira amostra.

        R$ 5,00 (cinco reais) adicionais para cada amostra complementar, respeitando o limite máximo de 1 (uma) inscrição por estilo e o  máximo de 3 (três) inscrições por cervejeiro.

O valor angariado com as inscrições será utilizado para cobrir as despesas envolvidas na organização do CONCURSO REGIONALIZADO.

Possíveis quebras de caixa (positiva ou negativa) serão absorvidas pelo caixa da Associação.

Para manter a qualidade do CONCURSO REGIONALIZADO serão disponibilizadas 40 (quarenta) vagas, no somatório de todos os estilos participantes. Caso este limite seja atingido, as inscrições serão encerradas.

6                 SOBRE A PREMIAÇÃO

Todos os inscritos receberão, apenas por e-mail, no prazo de 60 dias após a divulgação dos resultados, as fichas de avaliação da sua cerveja, contendo a pontuação, a descrição da amostra, identificação de possíveis problemas e sugestões de melhorias.

O participante cuja amostra de cerveja tenha atingido a pontuação necessária receberá, apenas por e-mail, um certificado contendo uma das classificações a seguir:

i.          Ouro (38 a 50 pontos): Exemplo do estilo de classe mundial.

ii.          Prata (30 a 37 pontos): Exemplifica bem o estilo, requer pequenos ajustes.

iii.          Bronze (25 a 29 pontos): Geralmente dentro dos parâmetros do estilo, com pequenas falhas.

A ACervA Catarinense premiará os três primeiros colocados em cada categoria, considerando as categorias de cerveja.

A premiação oferecida pela Associação será composta de:

Certificado para os inscritos que obtiverem a segunda e a terceira colocação de cada categoria.

Certificado para os inscritos que obtiverem a primeira colocação em cada categoria.

Certificado de primeiro colocado geral, para a amostra denominada Best of Show (BOS). Esta amostra é escolhida por uma mesa final composta por um número ímpar de juízes, normalmente 3 (três) ou 5 (cinco), dentre os mais experientes presentes na avaliação, onde são julgadas apenas as amostras que obtiveram primeiro lugar em sua respectiva categoria. Categorias sem primeiro colocado não elegem amostra para esta mesa BOS.

Prêmios adicionais poderão ser entregues cervejeiros mais bem colocados, a critério dos apoiadores do evento.

A ACervA Catarinense firmou parceria com a Dalla Microcervejaria de Chapecó – SC para viabilizar a produção em escala comercial da cerveja que ficar na primeira colocação geral (BOS).

A cerveja fruto desta parceria será dividida entre o cervejeiro caseiro e a ACervA Catarinense, em partes definidas assim: 200 L para cervejeiro caseiro e 150 L para  ACervA Catarinense. Entregues em barris.

APOIO

logo_dalla