Oficina Blumenau 2011-1

 Veja as fotos da Oficina Cervejeira realizada em 26 de fevereiro de 2011:

Oficina Cervejeira da ACervA Catarinense – Blumenau 2011

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Se você ainda não produz e deseja iniciar na arte de produção de cerveja artesanal, é um entusiasta deste líquido precioso, ou ainda, já é cervejeiro, mas deseja explorar novas receitas, compartilhando experiências, venha participar da Oficina Cervejeira promovida pe la ACervA Catarinense.

O evento acontecerá durante um sábado, no próximo dia 26 de Fevereiro de 2011, das 08:00 às 17:00, na cidade de Blumenau, SC.

A Oficina Cervejeira trata-se de um evento com tema específico, que nesta edição abordará o Processo de Produção Caseira de cerveja.

Serão apresentadas todas as etapas do processo de produção, a partir de uma produção real, conduzida por um cervejeiro caseiro experiente e acompanhada de perto pelos participantes do evento, possibilitando a máxima exploração dos conceitos de produção, do funcionamento dos equipamentos e compreensão de todas as etapas deste processo.

Ao total, serão 40 vagas, e desejamos que todos os participantes aproveitem ao máximo esta oportunidade, desfrutando de um dia prazeroso e repleto de descobertas.

Características desta oficina

  • Apresentar um breve resumo da história da cerveja, ampliando a visão dos participantes em relação à cultura da cerveja no mundo, no Brasil e em Santa Catarina, com destaque para a cerveja artesanal;
  • Apresentar a Associação de Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina – ACervA Catarinense, seus princípios, objetivos e formas de participação;
  • Estimular a descoberta de novos sabores e apresentar alguns dos conceitos gerais da degustação e apreciação de cervejas artesanais e especiais;
  • Demonstrar a viabilidade da produção caseira, apresentando equipamentos, insumos, processo de produção e fontes de pesquisa para colaboração e troca de conhecimento sobre o tema.

Público-alvo desta edição

  • Cervejeiros iniciantes;
  • Entusiastas e apreciadores de cervejas em geral;
  • Cervejeiros experientes, mas que buscam a compreensão da produção de um estilo de cerveja específico e/ou que desejam ampliar sua rede de contatos cervejeiros.

Estilo da cerveja a ser produzida

O estilo definido para a cerveja a ser produzida nesta oficina será a Weizenbier (Cerveja de Trigo), mais precisamente uma Hefe Weizen (BJCP 15A).

Os cervejeiros que conduzirão a brassagem no dia do evento elaboraram uma receita específica, de acordo com o estilo proposto, e a partir desta mesma receita foi produzida uma leva antecipada, a qual será servida para degustação dos participantes no dia do evento.

Programação do evento

  • 09:00  Recepção e credenciamento;
    • Abertura oficial
    • Café da manhã;
    • Brassagem all grain com Alexandre MelloCharles RistowClaudio Coelho e Douglas Rodrigues, cervejeiros caseiros com larga experiência na produção de cervejas artesanais;
    • Almoço;
  • 18:00  Encerramento e confraternização.

Ao final do curso, serão oferecidas cervejas artesanais para degustação, produzidas pelos próprios cervejeiros presentes, brindando o evento com uma profusão de sabores, sensações e muita criatividade.

Local de realização

Esta edição da Oficina Cervejeira será realizada no Restaurante Figueira, restaurante conhecido pelos saborosos pratos e uma grande carta de cervejas especiais.


Restaurante Figueira

www.figueirarestaurante.com.brRua Mariana Bronnemann, nº 527
Bairro da Velha, Blumenau, SC
Tel.: (47) 3035-3710Veja a localização do evento no Google Maps.

Inscrições (40 vagas)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A inscrição para esta edição da Oficina Cervejeira da ACervA Catarinense em Blumenau, Santa Catarina, é individual, exclusivamente através do site e contempla:

  • Participação em todas as atividades previstas na programação;
  • Kit do Participante, contendo: 1 camiseta do evento e 1 apostila sobre a produção de cerveja artesanal, abordando os passos iniciais na arte de produzir cerveja em casa;
  • Degustação de cervejas especiais oferecidas pelos cervejeiros participantes;
  • Café da manhã, almoço e degustação da tarde;
  • Certificado de participação.

Dúvidas e informações adicionais

Em caso de dúvidas sobre o evento ou processo de inscrição, procure o Coordenador Geral da Oficina Cervejeira, indicado abaixo, preferencialmente por e-mail.

Alexandre Mello
Diretor Regional do Vale do Itajaí
valedoitajai@acervacatarinense.com.br

Parceiros e patrocinadores

Para a realização do evento a equipe organizadora conta com a coordenação e colaboração de membros da atual Diretoria da ACervA Catarinense, cervejeiros artesanais locais, profissionais e personalidades ligadas ao setor cervejeiro, além de entusiastas do movimento de renascimento da cerveja artesanal em Santa Catarina, no Brasil e no mundo.

Além disso, este Oficina Cervejeira promovido pela ACervA Catarinense conta com as importantes parcerias dos patrocinadores relacionados abaixo:

Restaurante Figueira, inaugurado em dezembro de 2006, nasceu do sonho do casal Caio e Beatriz Fontenelle de montar um empreendimento capaz de aliar os sabores da gastronomia em um ambiente descontraído e aconchegante, criando um “cantinho da natureza dentro da cidade”.A especialidade do Restaurante Figueira são as carnes nobres assadas em fogo à lenha. A casa oferece um cardápio variado, com diversas opções de carnes para atender os mais variados paladares.Para acompanhar os pratos o restaurante oferece uma carta de vinho com 65 rótulos, representando 10 países, e uma carta de cerveja com 30 rótulos, além de chopp, sucos e drinks elaborados no bar.Restaurante Figueira
Rua Mariana Bronemann, 527 – Velha – Blumenau – SC.
Fone: (47) 3035-3710.
www.figueirarestaurante.com.br
A Turma – Cerveja Artesanal começou em 1985, quando o movimento de fabricação de cerveja no Brasil se iniciou, mas somente em 2001 o sonho se tornou realidade.Após cursos no exterior, nós, amantes da boa cerveja, resolvemos nos dedicar a esta arte fazendo cervejas e multiplicando nosso conhecimento.Adaptamos equipamentos, importamos outros e desenvolvemos alguns para que a produção caseira de cerveja seja a mais eficiente e prazeirosa possível.Em 2001 nossa empresa foi formalizada. Unserbier é o seu nome, o que significa “nossa cerveja” em Alemão.

Atualmente somos distribuidores da Agromalte, Adheteck, Kerry dentre outros e procuramos sempre trazer o que tem de mais moderno em se tratando de cerveja caseira/artesanal.

A Turma – Cerveja Artesanal
Campinas – SP.
Fone: (19) 2511-1999.
www.cervejaartesanal.com.br

 
WE Consultoria Assessoria e Representação, empresa de Porto Alegre (RS), representante e distribuidora de insumos cervejeiros, a qual fornecerá a matéria-prima para a produção da cerveja all grain.Criada em 1997 com o intuito de atender micros, pequenas e médias cervejarias no território nacional, trata-se hoje de um dos principais fornecedores de insumos para os cervejeiros caseiros brasileiros.R.W.EMMEL & CIA. LTDA
Beco José Paris, 675 Módulo 18 – Sarandi – Porto Alegre – RS, 91140-310. Fone: (51) 3350-1050. Fax: (51) 3356-3322.
www.weconsultoria.com.br