Histórico

A ACervA Catarinense foi fundada no dia 17 de maio de 2008, em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, nas dependências da Cervejaria da Ilha, que abriu suas portas para nós com muito incentivo e disposição.

No entanto, tudo começou um pouco antes!

Segundo relatos de Eli Bernardino Coelho Jr. – carinhosamente conhecido apenas por Júnior – um grande entusiasta das cervejas especiais e proprietário da Panificadora Metrópole, a “Padoca”, em Florianópolis, a primeira cerveja que o nosso ilustre cervejeiro artesanal Raphael Tonera levou na padaria nos remete ao dia 28 de novembro de 2005, dando início a uma tradição que persiste até os dias de hoje:

Todas as sextas-feiras, após o expediente, a Padoca e as pessoas que lá trabalham acolhem com muito alegria os cervejeiros da região, onde cada um leva suas criações para submeter à prova dos outros – amigos cervejeiros e interessados no assunto – além de trocar experiências e obter novas informações a fim de incrementar suas próximas produções.

No entanto, voltando ao momento que deu início a tudo, o Júnior conta que, entre uma ou duas Pale Ale, o Tonera costumava dizer que não encontrava boas cervejas em lugar nenhum, exceto naquele estabelecimento! Santa Padoca!

O apreço e o paladar de nosso grande amigo Júnior por cervejas artesanais já havia despertado há algum tempo, através da sugestão de um grupo de amigos que frequentava a padaria e sentia falta de cervejas especiais na cidade. Este grupo, formado, entre outros, pelo nosso atual presidente Marco A. Zimmermann (cervejeiro artesanal da Opus em conjunto com o seu companheiro de brassagens Murilo Foltran), foi, em 2003, o embrião do que hoje é a ACervA Catarinense.

Entre uma conversa e outra, muita troca de informação e incentivos mútuos para produzirem cervejas cada vez melhores, explorando novas técnicas e experimentando novos estilos, o entusiasmo pelas cervejas veio por consequencia e a semente da nossa nobre ACervA Catarinense estava plantada!

Os primeiros passos nesta direção foram a criação da lista de discussão dos cervejeiros de Florianópolis, em agosto de 2007, e a realização do 1º Workshop Produção de Cervejas Artesanais, em outubro do mesmo ano.

A lista tornou-se o elo entre muitos daqueles se interessavam pelo assunto e queriam compartilhar de suas dúvidas e experiências com outros cervejeiros artesanais de Santa Catarina, e o workshop consolidou o grupo de cervejeiros que estava se formando. E foi através dela que, no início de 2008, seguindo o exemplo de nossos irmãos Cariocas, Mineiros, Paulistas e Gaúchos, lançamos a idéia e fundamos a Associação de Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina.

Desde o início, apesar de ter sido fundada na capital – onde na época reuniam-se a grande maioria dos cervejeiros artesanais ativos – nós procuramos trabalhar de maneira que esta associação seja reconhecida e apoiada pelos cervejeiros artesanais das mais variadas regiões de nosso estado.

A partir daí, a ACervA Catarinense vem crescendo cada vez mais, congregando novos “cervejeiros de panela” e reforçando sua importância para o fortalecimento a cultura da cerveja artesanal em Santa Catarina e no Brasil, através da troca de experiências e formação de novas amizades cervejeiras!